Balady: significa “minha terra ou “meu país”. É um ritmo 4/4 bastante comum. Possui variações bem rápidas e é tocado com múltiplos instrumentos. Dum-Dum- taka-tá- Dum taka-tá
Saaidi: ritmo 4/4, originário de El Saaid, no Alto Egito (era chamado de Raks Al Assaya). Utilizado para a dança da bengala ou bastão. Dum -tá-takaDum-Dum-taka-tá
Soudi: ritmo utilizado para o khaleege. Dum--Dum--tá-/ Dum--Dum--tá-/ Dum
Maqsoum: ritmo 4/4 amplamente utilizado no Egito. Possui duas variações, uma lenta e uma rápida. Significa “cortado ao meio”. DUM Tá-Tá DUM- Tá
Fallahi: os fallahin são fazendeiros egípcios que utilizam este ritmo 2/4 em suas celebrações. É tocado, geralmente, duas vezes mais rápido que o maqsoum. Dum-takataka-tá, Dum takataka
Ayyub: ritmo 2/4 simples e rápido. Usado para acelerar uma performance. Se encaixa bem com outros ritmos. Dum--Dum- tá-/Dum--Dum- tá-/Dum
Masmoudi: ritmo 8/4 egípcio. O masmoudi kebir é também chamado “masmoudi de guerra”, devido a sua cadência agressiva. Dum- Dum- Dum-takataka-Dum-taka-taka
Chiftitelli: ritmo 8/4, que é executado lentamente (comparando-o ao Balady). Originou-se provavelmente na Grécia ou na Turquia. Além de utilizado na Raks el Charky, também é utilizado na Turquia como dança de casais. Dum-katá-katá-Dum-taka-tá
Elzaffa: ritmo 4/4 egípcio, utilizado em cerimônias de casamento. Dançarinos e músicos acompanham os noivos em sua chegada e sua saída.
Karachi: ritmo 2/4, rápido, utilizado bastante no Egito e no norte da África. Ta-taka-taka-tá, Ta-taka-taka-tá
Malfuf: ritmo 2/4 egípcio bastante utilizado na Raks Charky, sobretudo, para entrar ou sair do palco. Dum-katá -katá-/Dum-katá -katá-/Dum
Samaai: bastante utilizado na música egípcia. Possui uma seqüência de três partes. Compõe um ritmo 10/8. Dum-taka-taka-tá, taka-Dum,Dum-tá
Zaar: ritmo 2/4. A dança egípcia zaar é realizada para afastar maus espíritos.
Taqsim: é uma improvisação que não possui ritmo ou estrutura definida.
Wahda wo noz Wahda: é um (1) em árabe. Este ritmo pode ser utilizado para fazer transições entre outros ritmos ou então no início de solos de derbake propiciando uma introdução lenta e envolvente. Dum--katá--katá--Dum-Dum-tá
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