quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Deusa Pele - O despertar do fogo interior!


A cratera do vulcão Kilauea está localizada no Parque Nacional dos Vulcões, no sudeste da Grande Ilha Havai. Apresenta-se em um espetáculo de poder e grandeza, e é o vulcão mais novo e o mais ativo do arquipélago.

Antigas lendas havaianas atribuem as explosões dos espetáculos geológicos do vulcão Kilauea à presença de Pele. Deusa muito temperamental e habitante do kilauea, que há muito tempo atrás, veio para o Havai construir sua casa. Pele gosta de viver em poços profundos e cheios de fogo.

Mitologia

Seu pai a exilou por causa de seu mau temperamento, mais recentemente por brigar com sua irmã mais velha, a deusa-água ka-lee-oo-maai (Namaka), a qual o marido de Pele seduziu. Ela viajou do Tahiti, numa canoa guiada pelo seu irmão, o deus-tubarao ka-moho-ali, seguida por sua irmã mais velha. Toda vez que ela desembarcava numa ilha e criava uma morada vulcânica, a irmã afundava. Finalmente a batalha final acabou perto de Hana, Maui, onde Pele venceu a deusa-água. As lendas dizem que os ossos desta, ainda se encontram numa montanha chamada Ka-iwi-o-Pele.

Depois dessa batalha ela encontrou novos inimigos, na deusa da neve Poliahu, que ela lutou contra no Manau Kena, e o deus da fertilidade Kamapua'a, que ela às vezes ama.

Conta uma lenda que um grande chefe chamado Kaha-Wali gostava de andar de trenó. Com falta de neve por perto, sómente existente em picos quase inacessíveis do Mauna Loa e Mauna Kea, os havaianos divertiam-se deslizando nas íngremes encostas cobertas de grama seca. Usando trenós compridos e estreitos, com lâmina de madeira de lei envernizada, atingiam grande velocidade chegando a chamuscar a grama. Um dia, quando Kaha-Wali se divertia no Kilauea, aproximou-se uma mulher feia e velha que lhe pediu o trenó .
Imprudentemente, Kaha Wali negou-se, sem saber que ela era Pele, a Deusa dos Vulcões. Pele gostava de andar entre os mortais como uma anciã. sem saber, Kaha-Wali ao desprezar o pedido de Pele, a enfureceu.
Os olhos de Pele transformaram-se em brasas e seus cabelos em labaredas. expressando sua raiva bateu o pé no chão abrindo uma fenda por onde jorrou lava. Kawa-Wali meteu-se no trenó e desceu a encosta como um louco, perseguido por torrentes de lava derretida comandadas por Pele. Quando o trenó perdeu o impulso, se pôs de pé e correu em direção ao oceano. No caminho cruzou com sua mãe e gritou:
"Que a senhora receba o perdão, porque a morte deve estar a caminho. Pele vem devorando tudo !!!
Depois encontrou sua esposa que lhe propôs para ficar com ela, para que morressem juntos. Kala-Wali agradeceu, mas continuou correndo. Passou por seu porquinho de estimação, chamado Aloi-puaa, parou para saudá-lo com um afago esfregando seu nariz em seu focinho, mas não demorou. A um passo na frente da lava, chegou até a praia, pulou em sua canoa e salvou-se, enquanto Pele furiosa atirava-lhe pedras.
Quando os visitantes incrédulos escutam estas lendas, os havaianos em resposta mostram a colina exata onde havia ocorrido o incidente. Uma cratera negra e sombria de cerca de 30 metros de altura, com uma rachadura na borda da face em direção ao mar, onde se nota a corrente de lava.

As facetas arquetípicas de Pele

Pele é conhecida pelo seu temperamento violento, mas também por fazer visitas aos mortais, normalmente aparecendo como uma mulher alta, bonita e jovem ou como uma velha, feia e frágil.
Por vezes está acompanhada de um cachorro branco que ela usa para testar as pessoas, perguntando se elas têm alguma comida ou bebida para dar. Aqueles que passam no teste por mostrar compaixão são poupados e recompensados. Entretanto aqueles que fazem o contrário e são crueis, desrespeitosos ou mesmo insensíveis são punidos tendo seus lares destruídos. Quando enraivecida ela aparece ou como uma mulher em chamas ou como chamas puras.

Pele traz para você no trabalho do Sagrado Feminino: O Despertar
Responda as perguntas: Você está acordada? Você está vivendo a sua paixão? Quando foi a primeira vez que você sentiu despertada?


Eu apareço,
eu pulso,
eu vibro
Nunca fico quieta
Sou a vibração perpétua
O zumbido constante que você ouve
Estou sempre em movimento
No caminho que desce as profundezas
Com fogosa vitalidade
Em lugares que você só pode sentir
Quando necessário Com erupções dramáticas, vigorosas, vulcânicas
Eu a desperto
Com lava de fogo
Eu digo:
"Preste atenção!"
(Oráculo da Deusa)


Ela gosta de danças sociais e é conhecida por ser muito ciumenta e vingativa quando não consegue o homem que quer. Histórias que envolvem Pele são comuns a volta da fogueira. Dizem que sua presença pode ser sentida perto do vulcão Kilaueu, e que costuma amaldiçoar aqueles visitantes que levam do havai pedras vulcânicas.

Pele chega em nossas vidas para sinalizar que é hora de despertar!
Despertar o fogo interno, transformar a energia parada do medo e transmutar as raivas guardadas!

Você tem sido embalada pela mesmice da sua vida?
Pois prepare-se para despertar sua consciência e alcançar a consciência plena.

Está mais que na hora de você ver as coisas como elas realmente são e começar a mudar para torná-las da maneira como você deseja que elas sejam.

É hora de acordar seu potencial e resgatar sua força. Preste muita atenção em tudo que a vida está lhe dizendo.
Pele diz que você alimenta o despertar se a sua vida for mais criativa, em vez de ser tão somente reativa.

RITUAL
Recolha-se em um lugar onde não possa ser interrompida. Feche os olhos e respire fundo, soltando o ar deixando ir com ele tudo o que precisa ser libertado. Inspire profundamente e visualize então uma montanha com um vulcão.
Veja-o, sinta seu calor, perceba-o, cheire-o. Agora deixe que seu corpo torne-se o vulcão. Você se sentirá ligada ao âmago da Terra. Sinta o fogo, a energia que se forma em torno dele, vibrando, se movimentando, zumbindo, derretendo.
Esta energia derretida começa então a expandir-se e a se movimentar. Primeiro ela entrará pelos seus pés, quente e viscosa. Então ela sobe pelas pernas, irradiando energia, vitalidade e prazer. Depois passa pelo tronco e atingi a coluna. O calor se move lentamente, como ouro derretido, acariciando, relaxando, energizando.
A sensação é muito prazerosa! À medida que ele avança para o plexo solar (acima do umbigo), vai se espalhando para o resto do corpo, desce pelos braços, passa pelas mãos e chega até a ponta dos dedos. Agora ele subirá, distribuindo vitalidade por todo o seu corpo. Sobe até o alto da cabeça, onde transborda pela pele, energizando e renovando. Você se sentirá consciente e desperta, centrada e relaxada, pronta para o que der e vier.
Seja bem-vinda e sinta-se abençoada pela Deusa Pele!








Um comentário: