A auriculoterapia ou acupuntura auricular é um ramo da acupuntura, prática milenar da Medicina Chinesa, baseada no conceito de que as orelhas são representações do corpo todo, tendo capacidade de corresponder a todos os órgãos e funções do corpo. Ao se estimular os pontos localizados na orelha, o cérebro recebe impulsos que desencadeiam fenômenos físicos nas áreas afetadas, promovendo o reequilíbrio, além do estímulo do fluxo de Qi pelos Canais da acupuntura.
AURICULOTERAPIA PODE TRANSMITIR DOENÇAS?
No nosso caso não, porque todas as agulhas que utilizamos são individuais, importadas, descartáveis e rigorosamente esterilizadas com técnicas cirúrgicas, o que torna seguro o tratamento. COMO É UMA SESSÃO DE AURICULOTERAPIA? Na primeira consulta busca-se estabelecer o diagnóstico, tanto na visão ocidental, quanto na visão própria da acupuntura. Os pontos são selecionados de acordo com o diagnóstico. Após a limpeza da pele com álcool à 75%, as agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor e deixadas no local, sendo retiradas depois de 15 minutos em alguns casos, ou cobertas com micropore para que sejam utilizadas por uma semana.
Nos casos de retirada das agulhas será aplicado na orelha do cliente grânulos de mostarda ou linhaça para que seja feita estimulação manual em casa, até próxima sessão.
Durante o processo também pode se utilizar um amplificador ou estimulador elétrico para aumente da vibração energética, em casos específicos.
As agulhas de auriculoterapia são diferentes das da acupuntura, essas consistem em grânulos (como grânulos de mostarda ou linhaça) de fácil aderência e com até 2,5mm de profundidade.
QUANDO COMEÇAR O TRATAMENTO? De preferência no início dos sintomas. Via de regra, quanto mais recente o problema, maior e mais rápida a possibilidade de resolvê-lo. O lado preventivo da acupuntura consiste na possibilidade de ir contra a doença antes que ela se manifeste em sua plenitude, isto é, no estágio onde sabemos que estamos quase ficando doentes, mas ainda não há sintomas concretos, na fase de mal estar que precede a doença. PODE-SE MISTURAR OUTROS TRATAMENTOS? Sim podemos associar ao tratamento de auriculoterapia psicoterapia, fisioterapia, homeopatia, tratamento alopático, que proporcionará desde a aceleração e a facilitação de processos terapêuticos até a redução das doses dos remédios utilizados. QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS? Alguns pacientes podem se sentir relaxados após a sessão. Em certos casos pode haver a piora dos sintomas, que geralmente é seguida pela melhoria da condição do cliente. Pontos muito sensíveis podem se tornar dolorosos se manipulados em excesso, porém a dor resultante tende a melhorar com o passar do tempo inseridas de forma indolor e deixadas no local, sendo retiradas depois de 15 minutos. AS AGULHAS FICAM NA PELE APÓS A SESSÃO? No caso da auriculoterapia nem sempre, as agulhas que ficam para serem estimuladas na orelha e são cobertas com micropore ( fita adesiva não alérgica) caem em até uma semana, como também podem ser utilizados para estimulação em casa grânulos de mostarda ou linhaça em vez das agulhas auriculoterapêuticas.
As agulhas de auriculoterapia são diferentes das da acupuntura, essas consistem em grânulos (como grânulos de mostarda ou linhaça) de fácil aderência e com até 2,5mm de profundidade.
QUAL SEU MECANISMO DE AÇÃO? Pela medicina chinesa, seria devido ao restabelecimento dos canais de energia do corpo (meridianos), levando a um equilíbrio e harmonia do corpo. Pela medicina ocidental, sabe-se que o estímulo dos pontos leva à produção de substâncias que teriam ação sobre receptores do sistema nervoso (neurotransmissores e neuromediadores), e que o resultado final seria a normalização das funções alteradas. A auriculoterapia tem também ação anti-inflamatória por estimular a produção de corticóides pela glândula supra-renal. A auriculoterapia é mais que um analgésico, combatendo a dor através da resolução do processo inflamatório que a causa.
Consultas: www.espacoanima.com
Cursos Online: www.espacoanima.com/ead
|
0 comentários:
Postar um comentário