segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Baço um órgão que pensa!


Na Medicina Tradicional Chinesa é dado importâncias diferentes para alguns órgãos e vísceras inclusive funções diferentes da Medicina Ocidental.

O Baço é o um dos melhores exemplos, para a Medicina Ocidental ele tem a função de auxiliar no sistema linfático e imunológico do corpo, e faz a limpeza das impurezas e resíduos do sangue como hemácias defeituosas.

Ele é tão menosprezado na Medicina Ocidental que quando temos algum problema nele logo é retirado.

O baço (pi), na Medicina chinesa tem a função de transportar e transformar os alimentos, e de mantes o sangue nos vasos e os órgãos no lugar e comanda as mucosas do corpo.

Na Medicina Chinesa o Baço esta ligado ao elemento Terra que tem ressonância com a nutrição, a cor correspondente é o amarelo, o som é o canto, e o sentimento é o excesso de pensamento ou preocupação.

E este é o ponto que mais vemos na pratica, na pratica da Medicina Chinesa os distúrbios podem vir de dentro para fora ou de fora para dentro. Logo qualquer distúrbio no Baço gera um excesso de preocupação sendo o contrario também verdadeiro.

No cotidiano moderno é praticamente impossível não termos disfunções neste órgão.
Podendo vir a gerar sintomas como, obesidade, estrias, varizes, ansiedade, insônia, cólicas, obsessões e gastrites somente para citar casos comuns.

Manter ele equilibrado hoje em dia é muito complicado, pelo estilo de alimentação, ritmo de vida, níveis de estresse mental em que estamos inseridos.

Texto Djone Bram


0 comentários:

Postar um comentário