domingo, 18 de maio de 2014

Zaghareet, Saruda ou Zaghroot


O Zaghroot é o grito estridente que as mulheres árabes fazem para demonstrar alegria, satisfação, para comemorarem alguma coisa. 
Em sua origem, na antiguidade egípcia, era um grito proferido por mulheres para despedirem-se ou receberem seus maridos quando partiam ou chegavam da guerra. 
Embora no Oriente Médio é mais feito corretamente, movendo a língua de um lado fazendo um barulho ul-ul-ul-ul, por a dificuldade de vocalização hoje é feito batendo a ponta da língua rapidamente entre os lábios, ao mesmo tempo em que se tira um grito como um "i" do diafragma, terminando como um som parecido com lililili.
É geralmente associada com emoções felizes e eventos comemorativos que você provavelmente não ouví-lo usado com raiva. Porém há indícios que associaram esse grito a um chamado de guerra e até que seria uma saudação das mulheres que reverenciavam outras quando corria uma apresentação da preferida do sultão.

Mas o Zaghareet não corresponde somente aos gritinhos. Também são as canções antigas, entoadas durante casamentos palestinos.  O zaghreet é tradicionalmente cantado pelas mulheres em casamentos ou eventos importantes, que podem ser comparadas a ataba dos homens. A maneira como uma mulher canta começa com um (eeeh heey) alto ou (Aweeeha) de som. Quando a mulher diz a última palavra o resto das mulheres se unem com um alto (lololololololeeeeey) de resposta.

Contradições históricas a parte, no Brasil é entoada como a saudação das bailarinas e em momentos de alegria e beleza durante apresentações.


0 comentários:

Postar um comentário