quinta-feira, 16 de outubro de 2014

"Guardiães do Segredo"

A psicofilosofia Huna inspirou-se nas crenças espirituais havaianas, surgiu no final do século XIX e foi divulgada para o mundo pelo pesquisador, psicólogo e teosofista americano Max Freedon Long.Trata-se de um sistema de princípios e práticas no qual elementos filosóficos, éticos, religiosos e psicológicos são aplicados à vida diária. A palavra Hunasignifica “segredo” (não na acepção de manter algo oculto, mas sim de descobrir um sentido mais profundo da nossa existência), designa um conjunto de idéias e rituais originalmente conhecidos pelos mestres e curadores do Havaí pré-cristão - estes sacerdotes ou xamãs eram chamados de Kahunas ou “Guardiães do Segredo” Serge King (2004) define a sabedoria Huna como “a filosofia de realização que pode ser aplicada a qualquer propósito, seja religioso, científico, social ou pessoal” - portanto, o que mais caracteriza a psicologia Huna é o seu lado prático baseado em uma filosofia de vida ética.


Os Sete Princípios Básicos da Sabedoria Mística dos Kahunas enunciada por King e tão bem interpretada na obra de Jens Weskott (1995), pode ser assim descrita: (1) IKE: O mundo é o que você pensa que ele é; (2) KALA: Não há limites, tudo é possível; (3) MAKIA: Onde você coloca sua atenção, para lá segue sua energia; (4) MANAWA: Seu momento de poder é agora; (5) ALOHA: Amar é estar feliz com! - Amar significa compartilhar; (6) MANA: Eu produzo toda energia - toda energia vem de mim e (7) PONO: A eficácia é a medida da verdade. 
Vale salientar que, segundo a doutrina Huna, todos os acontecimentos vivenciados, inclusive doenças e acidentes, se originam na mente - admitem-se predisposições herdadas para certas enfermidades, porém mais em termos de convicções herdadas na memória celular que na hereditariedade física. Para os Kahunas, as convicções são a base fundamental da experiência de toda realidade: nossa experiência é condicionada pelo que cremos e somente podemos experimentar o que, em algum nível da consciência acreditamos ser possível - quanto mais firmemente cremos em algo, tanto mais profundamente esse algo afeta a nossa experiência.
É interessante observar que a idéia dos Kahunas de que a realidade seja totalmente subjetiva tem sua contrapartida na moderna física quântica. O conceito de relatividade é muito importante na filosofia Huna, especialmente com respeito à cura - tal idéia é bem similar ao conceito yin/yang dos chineses, isto é, tudo é relativo a algo além. Nada pode ser descrito ou experimentado exceto em relação a algo mais porque não há absolutos no mundo de nossa percepção.

A filosofia Huna considera que o Ser Humano é portador de uma natureza tríplice, qual seja: (1) UNIHIPILI: Eu Básico (Mente Inconsciente) - “o armazém gerador de emoções”; (2) UHANE: Eu Médio (Mente Consciente) - “o espírito que fala”; e o (3) AUMAKUA: Eu Superior (Mente Superconsciente) - “o divino em cada um de nós que constrói todo o universo à nossa volta pelo poder da intenção”. O maior beneficio obtido pelo conhecimento Huna é o de tornar-se consciente dos meios adequados de comunicação com o Eu Superior. Esta psicologia oferece uma abordagem prática ao pensamento criativo – a de orar através do eu básico para contatar o Eu Superior. O conceito Huna da prece é único na área do pensamento positivo: criar imagens visuais, carregá-las de energia “Mana” (o equivalente ao ‘prana’ hindu, o ‘chi’ chinês, e o ‘ki’ japonês) gerada pela emoção do desejo e enviá-las como formas-pensamento através do eu básico ao Eu Superior.
Em síntese, a sabedoria Huna pode ser traduzida em quatro conceitos básicos:
(I) Você cria sua própria realidade: - Isto abrange sua experiência pessoal da realidade e todas as situações nela contidas. Você cria sua realidade através de suas convicções, expectativas, atitudes, desejos, receios, julgamentos, interpretações, sentimentos, intenções e pensamentos consistentes e persistentes.
(II) Você consegue aquilo em que você se concentra: - Os pensamentos e sentimentos nos quais você vive, conscientemente ou não, formam o molde ao qual são atraídas, para a sua vida, as coisas disponíveis mais próximas, em termos de experiências, dos seus pensamentos e sentimentos.
(III) Você não tem limites: - Não existe coisa oculta a você, nenhuma barreira entre você e seu corpo, você e o mundo que o cerca ou entre você e Deus. Quaisquer divisões usadas para discussão são termos referentes a funções e/ou conveniência, já que separação é apenas uma útil ilusão.

(IV) Seu momento de poder é agora: Você não está limitado por experiências do passado ou do futuro, porque o passado é apenas uma memória e o futuro uma mera possibilidade. Você tem a força aqui e agora para, baseado em suas convicções, mudar as limitações e conscientemente plantar, à sua escolha, as sementes do futuro. Na medida em que você muda sua mente você muda sua experiência.
As emoções são vistas pelos Kahunas como um excitamento ou movimento de energia através do corpo, e todas as palavras havaianas relacionadas a emoções refletem esta idéia, geralmente com o uso da imagem da água como ondas ou respingos ou então fluindo de algum modo. O nome específico para uma emoção particular depende de que pensamentos a acompanham. Em termos de sensação pura, você não pode dizer a diferença entre raiva e entusiasmo, ou ansiedade e excitada antecipação. A estimulação do fluxo emocional pode vir de seus pensamentos ou eventos externos, mas em qualquer caso os pensamentos são o que perpetua a emoção, e uma mudança no pensamento pode mudar a emoção experimentada.
“Nós temos direito a todas as nossas emoções, mas não temos direito de vivê-las ferindo os demais” - foi com essa crença que a magia kahuna, tendo embutida uma psicologia espiritual milenar baseada no ‘não ferir ninguém, intencionalmente’, se tornou um modelo de sociedade harmoniosa e pacífica no antigo Havaí.

Fontes:
WESKOTT, Jens Federi. A Magia dos Kahunas. São Paulo: Zenda, 1995
KING, Serge Kahili. Magia E Cura Kahuna. São Paulo: Madras, 2004
http://www.huna.org.br/index.htm

Texto de Jorge Amaral


Florais de Bach: Formação Profissional

Aproveite a oportunidade de adquirir novos conhecimentos com maior comodidade, flexibilidade de horá..
Florais de Bach: Formação Profissional





Herbanário Sagrado

Uma oportunidade para queles que desejam expandir os conhecimentos na área de plantas medicinais, da..
Herbanário Sagrado

0 comentários:

Postar um comentário