segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Auriculoterapia combate stress

A auriculoterapia é uma técnica terapêutica de estimulação de pontos estratégicos da orelha, que tem por objetivo tratar doenças dos sistemas nervoso, cardiovascular e circulatório, além de aliviar o estresse. A massagem no local é feita com sementes, que são colocadas na pele e permanecem depois da sessão.
A orelha externa é um microssistema que representa todo o corpo humano, a exemplo das palmas das mãos, das plantas dos pés, do crânio e das regiões laterais da coluna vertebral. E com o estímulo de pontos na região, é possível tratar a origem da enfermidade, ou seja, o foco da auriculoterapia é sanar a causa.
"A auriculoterapia não é uma medida paliativa porque trata a causa das doenças, até promover a total recuperação", explica Raquel Terra, fisioterapeuta e acupunturista. O mecanismo de ação usado por Raquel é a associação da medicina tradicional, chamada ocidental, com a medicina chinesa, que trabalha com os canais energéticos do corpo.
Segundo a fisioterapeuta, a procura maior é para o tratamento de dor de cabeça. Outros sintomas recorrentes nos pacientes são dor na coluna, insônia, depressão e diabete.
Roberta Rocha procurou a auriculoterapia por não ter acreditado no diagnóstico da medicina tradicional sobre a síndrome do pânico. "Eu tomei por um ano remédios fortíssimos desnecessariamente. Decidi procurar uma alternativa e acabei encontrando", diz. Ela ainda faz a terapia, mas afirma estar curada. "Consegui largar dos medicamentos", argumenta.
Efeitos colaterais
Ao iniciar o tratamento, o paciente pode sentir alguns efeitos colaterais como dor, adormecimento no local e calor. No entanto, Inês Silva não troca o tratamento por nenhum outro. Ela buscou a terapia para curar uma anemia de caráter hereditário e diz ter obtido êxito. Inês comprovou a eficácia com exames de laboratórios que não detectaram mais a enfermidade. "Hoje continuo com a auriculoterapia porque me sinto super disposta e também por controlar a minha ansiedade", conta.
É com o mesmo entusiasmo que Julio Ikeda fala como a técnica curou a dor de cabeça freqüente, que o acompanhou por mais de cinco anos. Atualmente, ele faz a terapia para tratar hipertensão e diabetes. "Aprendi também fazer a prevenção de enfermidades. Hoje, eu procuro fazer a auriculoterapia para não ter de ir ao médico", justifica.
A auriculoterapia é uma boa opção para equilibrar o organismo de uma maneira geral. Ela pode ser feita em paralelo com outras terapias alternativas ou com tratamentos da medicina tradicional.
Texto publicado na coluna de Saúde do Terra

Auriculoterapia

DOIS CURSOS EM UM SÓ, VOCÊ RECEBE DOIS CERTIFICADOS: Fundamentos de Medicina Tradicional Chinesa e ..
Auriculoterapia



Celtic Reiki Nível I

Celtic Reiki ou Reiki Celta é único estilo de Reiki que combina a energia de CURA Reiki com a antiga..
Celtic Reiki Nível I

0 comentários:

Postar um comentário