quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Novas relações educador-educando

O ensino tradicional é uma das concepções mais antigas e que predomina nas escolas até hoje. Desde a década de 60 seu objetivo de universalizar o acesso do indivíduo ao conhecimento na cobrança de resultados por meio da assimilação de repetição e na prática da relação professor-aluno feita mediante a instrução, tem como preocupação central à preparação moral e intelectual dos alunos (SOUZA, 2012).
Na atualidade, frente à sociedade da informação, onde o aluno pode obter conhecimento em diversos canais de comunicação e na vasta rede da Internet, minha grande preocupação é: qual é será papel do professor?
Da década de 70, nossa educação brasileira herdou o Tecnicismo, de acordo com Santos&Menezes (2002), se faz inspirado nas teorias behavioristas e em uma abordagem sistêmica definindo uma prática pedagógica controlada e dirigida pelo professor, predominando atividades mecânicas com uma proposta educacional rígida.
No desenvolver das teorias pedagógicas, até hoje, é impossível não destacar as contribuições de Jean Piaget e Lev Semenovich Vygotsky que contribuem muito para a base de formação dos educadores brasileiros.
Com Piaget, década de 80, sob a visão do Construtivismo, a introdução de uma nova abordagem centrada no modo de instigar o aluno a pensar, traz ao professor o desafio de organizar novas propostas de transmissão da informação. O conhecimento passa a ser administrado em estágios com foco no desenvolvimento cognitivo infantil e o educador se vê frente ao desafio de construir cenários que oportunizem a busca do próprio aluno por aquilo que seja melhor e significativo em sua vida (MACEDO, 2012).

Na década de 90, Vigotsky, aparece como um teórico da aprendizagem indicando que o individuo é ativo em seu processo de desenvolvimento, sendo este um agente histórico e modificador do seu meio, devendo ter instrumentos para o seu desenvolvimento crítico e criativo para construção de sua autonomia (ROSA, 2012). O professor passa a ter um papel mais importante na transformação do educando incorporando os fatores sociais na formação de conceitos em sala de aula.
Ainda na década de 90, Dermeval Saviani, brasileiro, contribui orientando que o processo educativo também é importante para as mudanças sociais. Portanto, para que a escola seja um local de democratização, de discussão, participação social e de cidadania, é necessário exercer a consciência crítica, para que esta não se torne uma incubadora de atitudes e desejos dos educandos (RODRIGUES, 2011).
Discussões atuais sobre temática de abordagem a Escola da Ponte sobre a formação de profissionais especialistas com foco na educação autônoma, e das teorias de aquisição de competências de Philippe Perrenoud, demonstram que estamos engatinhando em um processo de educação eficaz.  O que se pode concluir é que o professor não é mais somente um detentor do conhecimento, e por si só não possue todas as ferramentas para se tornar um agente de transformação do ser humano. É preciso uma parceria escola-educador-pais-sociedade-governo que demandem questões para o desenvolvimento psico-cognitivo-social dos alunos.

Luz sempre
Tamaris Fontanella
Atendimentos e cursos www.espacoanima.com.br

Referências:
MACEDO, Lino. Trailer DVD Construtivismo e Práticas Pedagógicas.  http://www.youtube.com/watch?v=cclgw2Iy6R0. ATTA Mídia. Acessado em 15/04/2013.
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos."Tecnicismo educacional" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002, http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp? id=444, visitado em 17/4/2013.
RODRIGUES, Camila de Paula. Resumo do livro: Escola e democracia e pedagogia Histórico-Crítica de Demerval Saviani. http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/ resumo-do-livro-escola-e-democracia-e-pedagogia-historico-critica-de-demerval-saviani/. Acessado em 16/04/2013.
ROSA, Paulo Ricardo da Silva. Capítulo V: A teoria de Vygotsky. http://www.dfi.ccet.ufms.br/prrosa/Pedagogia/Capitulo_5.pdf. Acessado em 16/04/2013.
SOUZA, Fernanda Setti Ulson. Aprendizagem baseada em problema: seria essa uma metodologia de ensino possível de ser aplicada ao ensino fundamental I. Trabalho de Conclusão do Curso de Pegadogia pela Faculdade de Educação da Unicamp. Campinas: 2012.

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